SEJA BEM VINDO!!!


ATENÇÃO: NÃO FAÇA PARTE DA DEGRADAÇÃO DA NATUREZA, NÃO COMPRE NENHUM ANIMAL SILVESTRE SEM O DEVIDO REGISTRO DO IBAMA, TRÁFICO DE ANIMAIS É CRIME FEDERAL, NÃO CAIA NESSA, ADQUIRA O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COM CRIADORES REGISTRADOS E LEGALIZADOS NO IBAMA.


NÚMERO DO CADASTRO TÉCNICO FEDERAL DO IBAMA: 4927888


Quem sou eu:

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Amigos passarinheiros, pode até parecer frase feita, mas não é. Realmente eu sempre tive vontade de ter uma criação de curió, esse desejo me veio quando eu criava alguns pássaros na minha adolescência, dentre eles tinha Tizil, Coleiro, Trinca-ferro e outros, e um amigo do meu pai deixava um curió paracambi para eu ficar puxando para a rua, desde então me apaixonei por este pássaro possuidor de um belo canto paracambi, mas na época não tinha condições de realizar este sonho por motivos financeiros, mas agora, junto com a minha esposa, finalmente dei início a realização deste sonho. Posso dizer que com as aquisições que começamos a fazer e com o trabalho, o esforço e a dedicação que estamos tendo para que os pequeninos tenham um excelente aprendizado, em breve o Criadouro Shekinah estará dando os resultados esperados, mas até lá só podemos ficar torcendo. OBS:Devido a pouca opção de genética de ponta no canto Paracambi, estamos tendo que adquirir curiós com o canto Praia Grande Clássico para podermos diversificar as raças. Um forte abraço do amigo Eduardo Albuquerque.

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Canto Paracambi Clássico e Praia Grande Clássico

Amigos passarinheiros, para que não haja mais dúvidas do que é um Canto Paracambi e para não deixar um canto tão belo como esse se perder com o tempo, dedico a primeira parte desta página.
Como os senhores podem ver abaixo na ATA o nome do canto não ficou oficializado como "Rompe Nuvem" ou "Paracambi Rompe Nuvem", o nome do canto é somente Paracambi, e o que vem a ser um Paracambi Clássico? É aquele que canta exatamente as notas que estão aí abaixo na ATA, e o que vem a ser um Paracambi Super Clássico? É aquele que não erra em nada, seja no piado "Cristal" ou na "Serrada" em "R", ele é totalmente perfeito.
Por favor, não troquem o nome deste canto, ninguém sai por aí falando que o nome do canto do seu curió é "Canto Maruc", a pessoa diz: O canto do meu curió é Praia Grande, então, se você gosta do Canto Paracambi, ajude-nos a preservá-lo. Esse é o meu apelo.
Muito obrigado!
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OBS: Primeiramente gostaria de dizer que tudo que está escrito aqui em baixo não é de minha autoria e tudo que está aqui postado tem a fonte de onde foi retirado. 


COBRAP - Paracambi - 08/06/2003

ATA DA CONVENÇÃO DO CANTO DE CURIÓ PARACAMBI REALIZADA NA CIDADE DE PARACAMBI RJ

Aos oito dias de junho de 2003, na Cidade de Paracambi RJ foi realizada uma Convenção da decidir sobre o Canto Paracambi de curiós nas dependências do Cine Imperial, a saber: A mesa foi composta pelos senhores:
André Siciliano – Prefeito de Paracambi RJ ;
Marcus Almir – Criador de Curió Paracambi
Thales Lopes Rezende Junior – Consultor da COBRAP;
Almir Lobato – Presidente da FEBRASCRI;
Aloísio Pacini Tostes – Presidente da COBRAP; e
Sebastião Farias – Vice-Presidente da FEOMG e Diretor da COBRAP.
A palavra foi dada ao Sr Prefeito que abriu a Convenção, se prontificou a colaborar com os torneios que serão realizados nesta localidade, como também de trabalhar para conservar na natureza o Canto Paracambi nas proximidades pelo lugar chamado de São José, em seguida o Pres. Sr. Aloísio tomou a palavra para exemplificar as necessidades colocadas hoje para serem discutidas nesta convenção; em prosseguimento a reunião o Sr. Almir Lobato Presidente da FEBRASCRI tomou a palavra para expor suas idéias premiando o Sr Thales pelo seu desempenho junto à Federação no ano de 2002; feita as considerações pela mesa, foi dado início a apresentação dos critérios e sonogramas para a escolha do Canto Padrão Paracambi: após duas horas de exaustiva escuta , opiniões e observações, foi definido que para a primeira etapa que o canto padrão será o de dez (10) notas, podendo ainda o pássaro emitir doze notas sem prejuízo para o julgamento; aprovado também o modelo de ficha para julgamento em conjunto: Nota do juiz ; nota pela voz, melodia e harmonia; nota pelo número de notas de 10 ou acima; nota pela entrada de canto longa e definida; nota por emitir pelo menos dois cantos, um de entrada e um outro de arremate; nota pelo andamento moderado; e nota pelo seqüencial das notas pelo sonograma padrão;
 
Entrada de Canto: Ti – tui – tuil – tié – tié – tiu – tam – tiam
Modulo de repetição: tuil – tié – tió – tió / tuil – tié – tié – tiu – tam – tiam;
 
Após o consenso fica estabelecido que a Confederação homologa esta decisão e espera contar com todos os presentes para o cumprimento e a divulgação do estabelecido nesta reunião.
Sebastião Farias – Diretor de Canto da COBRAP e Vice-Presidente da FEOMG.
Todos os presentes assinaram em seguida.
Escrito por Sebastião Farias, em 2/9/2003

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A ORIGEM DO NOME ROMPE NUVEM
Bem! Fiz questão de colocar esse título como "A origem do NOME Rompe Nuvem" e não, "A origem do Canto Rompe Nuvem", porque esse canto não existe, como os amigos podem constatarem abaixo o nome do disco é "O canto Paracambi do curió" e não o "Canto Rompe Nuvem do curió", como podem ver na segunda foto que é o lado detrás do vinil está escrito: Canto Paracambi do CURIÓ Rompe Nuvem, que pertencia ao Sr. Noir Martins, que por ser amigo do ex-jogador de futebol Roberto Rivelino, colocou a foto dele na capa do vinil segurando a gaiola do Rompe Nuvem.
OBS: Então amigos, se você é um admirador deste belo canto, por favor, preserve a originalidade do mesmo, não troque o nome deste canto.
Obrigado!!!



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AULA DE CANTO PARACAMBI CLÁSSICO
                 
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PARACAMBI MERECE RESPEITO
A unanimidade é burra

Comentários sobre o Canto Paracambi
Oscar Maia Forte
Rio Bonito RJ

Gostaria de externar minha satisfação, ao ler a narrativa sobre o curió Paracambi, feita pelo Sr.José Carlos Ramos, que com muita propriedade lembrou deste magnífico canto de nosso Estado do Rio de Janeiro.O que muito me alegrou em sua narrativa não foram as qualidades desse canto o qual nem todos do Brasil tem o prazer de conhecer ! Canto este de diversidade natural, com andamentos diferenciados pela própria natureza, que vão desde as pialadas, número de repetições, tom de voz,maviosidade ou agressividade e velocidade de acordo com as regiões onde estes pássaros se apresentavam na mãe natureza.E graças ao esforço de poucos, em preservar aquilo que de mais sublime DEUS nos deu, que foi a diversidade biológica deste Planeta, conseguiram eternizar através de gravações aquilo que de melhor possuíamos em cativeiro naquela época.E aqui presto meus tributos ao amigo Aloisio que como bom companheiro da mãe natureza, nunca se deixou levar pela mesmice e sempre soube apreciar aquilo que cada pássaro tem de melhor.

Ao amigo desconhecido, Sr. José Carlos Ramos, gostaria de parabenizá-lo e ao mesmo tempo me solidarizar com algumas de suas observações simples mais imutáveis. Quais sejam: a serra e o purru, são parte do canto do curió, quer queiram ou não os aficionados do canto praia grande clássico, que sem dúvida, é um dos mais belos cantos que já pudemos ouvir. Inclusive os originais ainda em disco de vinil sem a interferência dos computadores e mesas de som.Mas infelizmente a mesmice, e um poderoso jogo de interesses e de marketing, nos ladeia a cada dia com noticias que criadores de todos os Estados do Brasil estão partindo para o mono canto ( Praia Grande clássico), estão deixando de lado cantos extraordinários de suas regiões, como o Vivi-Teu -Teu, Vovoviu,Viteu, Sorocaba, Sorocabão,Regional Goiás, Timbira Virado,o Regional de Belém do Pará,Mateiro de Mato Grosso,Paranaguá,Mateiro do Sul da Bahia, o Regional de Rondônia, Florianópolis, Maceió,Itajaí, Central e tantos outros que desapareceram, e tantos outros que irão desaparecer daqui para o futuro, os quais nossos filhos e netos só ouvirão em gravações de rara beleza.

Estamos perto de ser lançado o cd com o canto ARCO ÍRIS, POIS AS CORES CONHECIDAS JÁ ESTÃO ACABANDO!!!!!.

Viva a diversidade e parabéns a todos aqueles que lutam pela preservação das suas regionalidades! Termino dizendo, que se Deus desejasse que tudo fosse igual de Norte a Sul, de Leste a Oeste, se desejasse que tudo fosse perfeito, começaria pelo homem.Que certamente nasceria em um novo Paraíso, com centenas de cantos diferentes dos nossos amigos de penas, que tanto nos fazem felizes.

Um forte abraço do amigo Oscar Maia Forte.

PS> Não sou contra o canto Praia Clássico, muito pelo contrario, sou um de seus admiradores, mas apenas como mais um canto de Curió.

E aqui expresso tão somente a minha humilde opinião, que como diversas, não terá consenço entre todos, e muito menos é sinonimo de perfeição, como descrito acima!!!

Escrito por Oscar Maia Forte, em 1/6/2004

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PARACAMBI - UM GRITO  DE ALERTA
Preparação de juízes

Escrevo este artigo tendo como fato motivador a ignorância dos ditos “juízes de canto” com relação ao canto Paracambi em algumas cidades do país.

Um exemplo é Brasília.

Pessoas escolhidas, ou indicadas, pelas organizações dos torneios daqui não têm a mínima qualificação para “marcar cantos” que não seja o canto Praia Grande.

Qualquer outro tipo de canto, incluindo o Paracambi, é completamente desconhecido dos que se dizem experts em cantos de curiós.

Tal fato é lamentável e preocupante, por se tratar de um canto NACIONAL, que por muitas vezes foi confundido com o próprio pássaro, e que corre o risco de desaparecer pela ignorância de quem deveria, pelo menos em tese, conhecer todos os tipos de canto.

E o pior de tudo: criaram um “Paracambi daqui”, que não tem uma nota sequer deste maravilhoso canto, famoso pelo desempenho inesquecível de pássaros da estirpe de Carijó, Rompe Nuvem, Caboclo, Coroado, Asinha e muitos outros... Aliás, se não fosse a iniciativa pioneira dos proprietários destes pássaros grandiosos com relação à reprodução de seus cantos em fitas e CDs, hoje já não mais haveria um curió sequer cantando o Paracambi.

O canto Praia Grande tem se espalhado pelo Brasil inteiro, tendo o Estado de São Paulo como seu maior divulgador, por intermédio dos grandes criadores locais. Com isso, há um natural (em termos) desconhecimento dos outros cantos. Digo isso porque, em termos, pode sim o criador amadorista desconhecer outros tipos de canto, embora não deva. Todavia um juiz de canto não pode e não deve desconhecer, principalmente, os principais e mais divulgados. E tem que sabê-lo com exatidão: quando começa e quando termina, quando se faz a passagem do canto e quais as notas obrigatórias que caracterizam tal canto.

Se não há competência para tal, então não se institua a categoria no torneio, por falta de marcadores. É até melhor do que assistir a um curió vencer uma categoria sem ter uma única nota do canto em que está sendo premiado.

Isso é um absurdo. E é preocupante. Em breve, este criador, reproduzindo seu pássaro, vai negociar seus filhotes como verdadeiros representantes da categoria em que foi vencedor no passado, sem ter a real legitimidade para tal. Será a substituição de um canto por outro, uma temeridade.

O canto Paracambi, originário da cidade de Paracambi, no interior do Rio de Janeiro, é muito comum naquele estado, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Muitos foram aqueles que fizeram longas viagens ao criatório do Mestre Marcílio Piccinini, em Matias Barbosa – MG, na tentativa de obter o melhor exemplar de Paracambi que houvesse à época, evidenciando o encanto que este belo canto exercia sobre aqueles que o conheceram.

Antigamente, o canto Paracambi São José era sinônimo do mais belo canto que a natureza poderia produzir. Hoje, temos outros cantos Paracambi de excelente qualidade, todos gravados em mídias eletrônicas, como o Paracambi Rompe Nuvem, o Paracambi Caboclo, o Paracambi Coroado, além do Paracambi Tradicional, o mais comum deles, facilmente encontrado na Cidade do Rio de Janeiro. A diferença básica entre os cantos acima descritos reside, principalmente, no andamento do canto, tendo todos eles a mesma melodia.

A confusão é tamanha que, após ter sido premiado em primeiro lugar em uma etapa do ESTADUAL do Rio de janeiro, em 2003, na categoria Pardo Paracambi e ter obtido a mesma classificação na categoria Paracambi Clássico com repetição, na etapa do torneio NACIONAL da COBRAP em Taguatinga-DF, em 10 de outubro deste ano, meu pássaro foi classificado como “grego” num torneio local aqui de Brasília, realizado pela SODF nesta data. E não houve quem reconhecesse o canto do meu pássaro como Paracambi.

Aconteceu, ainda, o pior: pássaros se apresentando como Paracambi sem dar uma nota sequer do canto e sendo referendados pelo “juiz de canto”.

Inicialmente, fiquei indignado; depois, pensando com mais calma, preocupado. Será que o Paracambi caminha para o esquecimento por ignorância daqueles que deveriam preservá-lo?

Sou honesto e sincero em afirmar que este tipo de coisa me afasta dos torneios. E não estou só neste entendimento. Conheço vários amigos que não participam mais destes eventos por causa destas barbaridades. E, lamentavelmente, são pessoas sérias, honestas e conhecedoras de pássaros, que poderiam, e muito, contribuir para um aprimoramento das competições, dar maior respeitabilidade a estes encontros.

Em sua grande maioria, as pessoas que se dedicam aos pássaros o são conforme descrevi acima. Mas suas opiniões não têm prevalecido, e isto, a meu ver, tem causado um prejuízo enorme, talvez irreversível, a esta atividade.

O meu objetivo é tão somente provocar aqueles que hoje são responsáveis pela organização destes eventos, os quais reconheço são trabalhosos, mas que correm o risco de se “esvaziarem” por completo ou perderem totalmente a sua credibilidade, em função destas questões, que são de COMPETÊNCIA e LEGITIMIDADE.

Não deixem que os CANTOS DO BRASIL (Praia Grande, Paracambi, Paranaguá, Florianópolis, Vovô-Viu, Vi-Vi-Te-Téu, Timbira, Icoaraci,...) se percam pela ação de inéptos; não ratifiquem estas ações por omissão.  

Brasília, DF, 13 de dezembro de 2004.


Escrito por Francisco Reis, em 13/12/2004

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SOBRE O PARACAMBI
Existem alguns que preferem o canto do "Caboclo" que quase não difere do "Rompe Nuvem", mas possui um "Tié" e um "Tió" a mais no módulo de repetição. Outros cantos apreciados são dos curiós "Carijó" que é no estilo "São José", ou seja, o andamento de seu canto é demasiadamente lento. Outros curiós de canto Paracambi como: "Edson Arantes", "Calminha", "Quarentinha", "Prestígio", "Veleiro" (São José), "Astro", "Copelim", "Seresteiro" (São José), "Del Rei" e um de meus favoritos o "Coroado". Este último, segundo o presidente da COBRAP jamais existiu, pois seria obra de pirataria. Analisei o sonograma dele e comparei com a gravação do "Pilates" e os seus sonogramas são idênticos.

O curió BH canta o dialeto conhecido por alguns como "Paracambi mineiro", mas é um equívoco dos criadores que apreciam este canto, pois o correto é "Canto das Alterosas". Este dialeto foi padronizado em uma reunião realizada no ano de 2005, na SCBCBH em Belo Horizonte, onde o curió "Traçador" foi eleito como um dos modelos. Também existem gravações de curiós conhecidos com este dialeto como: "Laranjeiras", "Rio Negro", "Ouro Preto", "Ouro Negro", "Elo Perdido" etc.

Saudações,

Velton - Seropédica - RJ.

Escrito por Velton Notlev , em 15/11/2008

Fonte: http://www.cobrap.org.br/site/artigos_vis.php?id=617
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PRAIA GRANDE CLÁSSICO

A ORIGEM DO CURIÓ "ANA DIAS"

A imagem abaixo é do disco de vinil "HOMENAGEM AOS 30 ANOS DE UM MESTRE CANTO PRAIA GRANDE SUPER CLASSICO".

Jundiai/março/1985
REGISTRO DA MARCA NO INPI Nº 811956601
SPHAN-FUNDAÇÃO NACIONAL PRÓ-MEMÓRIA
BIBLIOTECA NACIONAL - MINISTERIO DA CULTURA
REGISTRO Nº 36.467




NOTAS DE CANTO DO CURIÓ ANA DIAS


TI-TUÍ - duas notas de entrada de canto

té-té - duas notas de ligação

QUIM-QUIM-tói - duas notas de quim-quim seguida da nota tói

Té-té - duas notas de ligação

TUÉ-TUÉ - duas ou mais notas de batida de praia

QUIM-QUIM - duas notas de quim-quim

Té-té - duas notas de ligação

UIL-UIL - duas notas de samaritá

té-té - duas notas de ligação

QUIM-QUIM-tói - duas notas de quim-quim, seguidas da nota tói

té-té - duas notas de ligação

TUÉ-TUÉ - duas ou mais notas de batida de praia.

O fechamento do canto poderá ser com as notas de batida de praia, como também acrescidas do PURRU.
O inigualável Curió Ana Dias que emocionou aos amantes do Canto Praia Grande na Categoria "Clássico", morreu em 22 de abril de 1987, aos 32 anos de idade em propriedade do Sr. Walter Moretti na cidade de Jundiaí.
Este é um canto completo, composto de 26 notas. Partitura feita, gentilmente, pelo Maestro Záccaro, do Coral Lírico Municipal de São Paulo. A mais perfeita execução das notas musicais desta partitura, será obtida através do violino.

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AS ORIGENS DAS NOTAS

O canto Praia Grande surgiu no litoral sul de São Paulo, na região de Praia Grande.

Em Praia Grande se ouvia "QUIM QUIM TUÁ TUÁ" (aberto).

Em Pedro Taques se ouvia "QUIM QUIM TUÉ TUÉ".

Na região conhecida pôr Samaritá se ouvia "UIL UIL TÉ TÉ".

Em Itariri se ouvia "TÍ TUÍ TUÁ TUÁ".

E na Serra da Mantiqueira se ouvia "QUIM QUIM TAIS TAIS"

A junção de todos estes cantos, conforme a tabela abaixo, é o que chamamos atualmente de Canto praia grande clássico, Ana Dias.

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AULA DE CANTO PRAIA GRANDE CLÁSSICO




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REGULAMENTO DE CANTO DE CURIÓ - FEOSP 2011

Conselho Técnico FEOSP para Canto de Curió, que assina este regulamento.

CTF 513188 - Jose Eduardo Puzziello – Bauru – jepuzziello@uol.com.br

CTF 429816 - Junichi Yonemura – São Paulo – j.yonemura@gmail.com

CTF 343426 - Luiz Carlos Lesen Escalante – Jundiaí - nova-metal@uol.com.br

CTF 230410 - Luiz Sergio da Silva – Marilia – serginhomarilia@gmail.com

CTF 319747 - Olivio Nishiura – São Paulo – curioanadias@globo.com


1. - As normas e rotina deste Regulamento serão aplicadas a todos os Torneios Brasileiros, Regionais e Locais organizados e dirigidos pela FEOSP. Quaisquer divergências entre normas e rotinas deste regulamento em relação a qualquer outro específico prevalecem estas normas e rotina aprovadas pelo Conselho Técnico Feosp e Presidente.

2. - Os expositores do Estado de São Paulo, sem cartão magnético, não poderão participar em nenhuma hipótese do torneio. Expositores de outros Estados, onde não existe clube filiado à Federação, os pontos serão considerados desde que a inscrição tenha sido feita no site http://www.torneios.org.br/.

2.1 – Expositores:
Nenhum nome de pássaro poderá ser trocado durante os Torneios.

2.1.1 - O pássaro que porventura venha a mudar de dono durante o decorrer do campeonato autoriza os envolvidos nesta troca a solicitar através do site www.torneios.org.br/contato ou oficio dirigido à Federação, a transferência para o novo proprietário, sem mudar o nome do pássaro durante o torneio. Encerrado o torneio em 04/12/2011, a transferência não poderá mais ser processada por falta de tempo hábil para as providências necessárias;

2.2 – Gaiolas no Recinto do Torneio:
A filiada patrocinadora deverá afixar faixas orientativas em pontos estratégicos, designar pessoas para proibir e orientar expositores e outros sobre a circulação de gaiolas abertas ou fechadas, pássaros pendurados nas imediações das estacas, pássaros fora dos carros antes de ser chamado para estaca ou mesmo depois. Quando identificado, o pássaro perderá automaticamente seus pontos e o expositor estará suspenso dos próximos dois torneios subseqüentes. O Clube deve zelar para evitar esta pratica que ainda existe.

2.3 – Entrega dos Troféus: A entrega dos troféus no torneio de canto deverá ser no pé da estaca, imediatamente após a apuração dos resultados.

2.4 – Conferência de anilhas: Poderão ser conferidas as anilhas de todos os pássaros participantes ou de número menor mediante sorteio, cabendo esta decisão ao Conselho Técnico.

2.4.1 - Quando houver necessidade de conferência de pássaros específicos, somente poderá ser feita com a aprovação de um Conselheiro Técnico FEOSP.

3 - DA PREPARAÇÃO:

3.1 - Dos Locais dos Torneios: Os Torneios só poderão ser realizados em recintos protegidos do sol, da chuva, do vento, em ambiente claro, arejado e seguro.

3.2 – Do Ambiente do Torneio: Todo clube deverá indicar o local onde se realizará o torneio, pagando as taxas devidas, mantendo os sanitários dignamente limpos e com todo o material necessário, separados entre masculinos e femininos, serviço de bar e lanches aos expositores, equipe de segurança onde houver estacionamento próprio ou externo e equipe de atendimento e recepção aos expositores, visitantes e demais criadores.

3.3 – Da Inscrição:

3.3.1 – As inscrições somente serão feitas no Site Torneios.org.br., que será aberta segunda-feira às 12h e se encerrará às 18h da sexta-feira que antecede do Torneio.

3.3.2 - O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por pássaro e, deverá ser pago exclusivamente via boleto bancário, emitido no próprio sistema quando da inscrição.

O pagamento deverá ser feito até segunda feira seguinte ao Torneio, exclusivamente através do boleto, não haverá outro sistema de cobrança/recebimento.

O crédito será feito na conta da FEOSP para facilitar os Clubes e, na semana seguinte ao evento, o credito será repassado aos Clubes.

3.3.2.1. - Penalidades:

a)Se o expositor inscrever o pássaro para o Torneio, ficará automaticamente obrigado a pagar a taxa de inscrição, e não haverá devolução em nenhuma hipótese.

b)Se o expositor inscrever o pássaro e não comparecer, deverá avisar os dirigentes até as 7h para não haver falha e interrupção na chamada para apresentação. Caso o expositor não proceda conforme esse parágrafo, além da obrigatoriedade de pagar a taxa de inscrição, ficará impedido de inscrever seus pássaros nos 3 próximos torneios.

c)Se o expositor apresentar o seu pássaro e não pagar a taxa de inscrição dentro do prazo, os pontos desse evento não serão computados, e ficará impedido de inscrever seus pássaros nos 3 próximos torneios.

3.3.3 - A inscrição será aprovada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

- relação atualizada dos pássaros emitida pelo SISPASS;

- licença de Transporte emitida pelo SISPASS destinada aquele evento;

- o comprovante de pagamento da inscrição.

- Quando o pássaro for de outro Estado, apresentar GTA (Guia de Transportes de Animais).

3.3.4 - Nenhum pássaro poderá ser inscrito no mesmo torneio em duas categorias.

3.3.5 – Pássaro de outrem: - O expositor para inscrever pássaro que não seja de sua posse deverá apresentar:

- inscrição em nome do proprietário;

- relação oficial de passeriforme do proprietário;

- licença de transporte do SISPASS/IBAMA, em seu nome;

Obs. qualquer dos itens não cumprido, a inscrição não será aceita, mesmo que o pagamento tenha sido feito.

3.3.6 – No ato da inscrição, o expositor deverá declarar-se de acordo com este regulamento para participação nos Torneios.

3.4 - Do Horário:

3.4.1 - Os Torneios de curió terão inicio às 07h30m, horário de Brasília-DF. O local de realização das provas deverá estar aberto aos expositores a partir das 06 horas.

3.4.2 – Horário da recepção ficará a critério da entidade filiada, com divulgação de local no mínimo uma semana de antecedência.

3.5 - Das Estacas: As estacas deverão ser de metal na cor cinza, branca ou inox e sem decoração, com gancho chato e base firme de forma a não permitir que a gaiola balance.

3.6 - Da Disposição: As estacas serão dispostas de maneira que uma categoria em hipótese alguma tenha contato visual ou sonoro com outra, independente da categoria.

3.7 – Todas as estacas deverão ser delimitadas por uma faixa (não pode ser zebrada) ou cordão de isolamento, com distância mínima de três metros entre os expositores, visitantes e as gaiolas.

3.8 - Compete ao mesário conferir o preenchimento completo e legível do cabeçalho. As inexatidões dos dados fornecidos poderão levar os respectivos pássaros à desclassificação.

4 - COMPETE A PATROCINADORA DO TORNEIO:

4.1 – Divulgação do:

4.1.1 – Local do Torneio facilitando o acesso com placas, mapas, etc.;

4.1.2 – Local da Recepção;

4.1.3 – Hotéis com Preços e Opções;

4.1.4 - Evento no grupo FEOSP e torneios.org. br.

4.2 – Da organização:

4.2.1 – Indicação com antecedência dos Diretores de Canto local que irão dar suporte quando necessário;

4.2.2 – Providenciar as mesas, cadeiras, protetores de chuva/sol, se for o caso, estacas, pastas, cronômetros, numerador de chamada, canetas e, disponibilizar todo material no local da competição;

4.2.3 – Confirmar com antecedência, junto ao Conselho Técnico os Juízes, Mesários e, se for o caso, Juízes Auxiliares para todas as modalidades;

4.3 – Segurança:

4.3.1 – Policia Militar e vigias dentro do Recinto;

4.3.2 – Estacionamento sombreado.

4.4 – Apoio:

4.4.1 – Lanche para os juízes no horário entre 10h e 10h30m; (neste momento ocorrerá a parada técnica de 15 minutos).

4.4.2 – Fazer cumprir horário de inicio; (7h e 30 m)

4.4.3 – Placas internas no recinto indicando a localização das estacas;

4.4.4 – Pagamentos (reembolsos) das despesas acordadas com os juízes.

4.5 – Técnica:

4.5.1 – Cadastramento de imediato dos resultados no site http://www.torneios.org.br/;

5 – JUÍZES:

5.1- Nos torneios dentro e fora do Estado de São Paulo, a Mesa Julgadora será composta de um juiz titular, um juiz auxiliar pré- escalado pela FEOSP e, um mesário da cidade patrocinadora, porém, se o Conselho Técnico Feosp achar necessário em consenso, poderá utilizar dois ou mais juízes e, as notas serão somadas e divididas.

5.2. Credenciamento: Somente o Conselho Técnico poderá solicitar à Diretoria, a emissão de Carteirinha para Juiz.

5.2.1 – Os Juízes serão indicados em consenso pelo Conselho Técnico de cada categoria com aprovação da Diretoria FEOSP.

5.3 – Os Juízes deverão ser, de preferência, próximo da região para otimizar distâncias e, com isto, reduzir gastos com transporte e hospedagem.

5.4 – São incumbências dos Juízes e Mesários:

5.4.1 – Avisar no início do torneio que entre 10h e 10h e 30m (horário do lanche) haverá parada técnica de quinze minutos. (item 4.4.1)

5.4.2 - O tempo de apresentação para cada participante será de cinco minutos e, a contagem terá inicio no máximo vinte segundos após o expositor adentrar o ambiente da estaca, juízes e mesário.

5.4.3 - Caso o número de inscrições por categoria ou estaca ultrapasse quarenta e não atinja sessenta, o tempo será reduzido para quatro minutos de apresentação e, a contagem também terá inicio no máximo vinte segundos após o expositor adentrar o ambiente da estaca, juízes e mesário.

5.4.4 - Ultrapassando 50 (cinquenta) inscrições, a prova será realizada em duas estacas e, neste caso a inscrição original será considerada pré-inscrição. Se as pré-inscrições não tiverem seqüência contígua, haverá reagrupamento para facilitar a divisão exata de pássaros para cada estaca.
Após o reagrupamento, a quantidade será dividida por dois e, uma metade será chamada de estaca A, com todos pré-inscritos nos números impares e a outra metade de estaca B, com todos inscritos nos números pares, com mesa julgadora diferente e, os resultados serão considerados como se houvesse dois torneios distintos no mesmo dia.

5.4.5 – Aplicando-se o item 5.4.4 e, como é sabido não haver tempo hábil para providencias de troféus, será promovido pelo Conselho Técnico um sorteio, cara ou coroa e, o troféu será entregue à estaca vencedora.

5.4.6 - A partir do inicio da contagem do tempo, o pássaro, independente do motivo, somente poderá ser retirado antes do tempo com autorização do juiz sob pena de desclassificação imediata.

5.4.7 – Tudo que o pássaro fizer no tempo regulamentar, será considerado para avaliação dos juizes.

5.4.8 – Nenhum pássaro poderá receber qualquer tipo de estimulo para cantar ou não cantar, depois de adentrar o recinto destinado aos juízes, mesário e estaca, sendo desclassificado de imediato.

5.4.9 - O pássaro não poderá ser interrompido enquanto estiver cantando, mesmo vencido seu tempo.

5.4.10 - Apresentação: Solicitar a preparação do próximo pássaro, chamando pelo número e/ou nome do pássaro em voz alta, por volta de um minuto antes do término do tempo do pássaro em apresentação, quando este não estiver cantando.

5.4.11 - O juiz deverá chamar o próximo participante durante dois minutos, de forma intercalada, depois de encerrado o tempo do pássaro anterior. Não se apresentando, será observado no mapa: Não compareceu.

5.4.12 – A ordem de inscrição, uma vez estabelecida, não poderá ser trocada, mesmo que seja de comum acordo entre os expositores. Será afixada em lugar visível a ordem de apresentação.

5.4.13– O mapa deverá ser apresentado legível, com assinatura do juiz e mesário, sem nenhum tipo de rasura.

5.4.14 - Antes de dar início à contagem de tempo, verificar se o pássaro está anilhado, com água, alimentação, placa de identificação conforme normativa do IBAMA, ficando a banheira a critério do expositor, porém a Gaiola deverá permanecer encapada durante o percurso, até o momento de adentrar a corda de julgamento, e não poderá estar revestida com saia ou capa protetora.
Esta verificação poderá ser feita pelo Mesário ou Juiz.

5.4.15 – Manter os expositores fora da corda de isolamento e coibir as manifestações (discursos) durante a apresentação do pássaro;

5.4.16– Anunciar o resultado em voz alta ao término de cada modalidade, incluindo aqui a nota obtida pelo pássaro;

5.4.17 – Todo esclarecimento ao expositor deverá ser feito individualmente e exclusivamente ao proprietário, devendo recorrer ao mapa para auxilio se for necessário, mesmo no caso de desclassificação.

5.4.18 – Toda e qualquer ficha de julgamento pertence aos arquivos do Clube, portanto não poderá ser levada pelos juízes.

5.5 - Pássaros de propriedade do Juiz:
O Juiz poderá apresentar seus pássaros nas Categorias onde o mesmo se apresenta como Juiz, desde que o pássaro não participe da avaliação (não receba nota) classificatória.
Se o objetivo for marcar presença para classificar no Torneio dos Campeões, deverá fazer a inscrição normalmente para poder apresentar o pássaro na estaca. Caso não seja respeitada esta imposição do Regulamento, o pássaro será eliminado do Campeonato e seu proprietário será penalizado.

6 – PONTUAÇÃO:

6.1 – A pontuação está unificada para todas as categorias de Canto, conforme segue:

Primeiro lugar – 15 pontos Sexto lugar – 5 pontos
Segundo lugar – 12 pontos Sétimo lugar – 4 pontos
Terceiro lugar – 10 pontos Oitavo lugar – 3 pontos
Quarto lugar – 8 pontos Nono lugar - 2 pontos
Quinto lugar – 6 pontos Décimo lugar – 1 ponto

7 – CRITÉRIOS PARA DESEMPATE:

7.1 – Empate na competição:

7.1.1 – maior número de primeiros lugares na temporada;

7.1.2 – maior número de segundos lugares na temporada;

7.1.3 - maior número de inscrições, ou seja, aquele que mais participou da competição;

7.1.4 - O último critério é o da idade: o expositor mais velho ganha.

7.2 - Empate no Torneio:

7.2.1 – O critério para desempate no torneio será o sorteio entre os dois expositores ou mais.

8 – TROFÉUS:

Os vencedores de Canto Curió em todas as categorias receberão troféus conforme abaixo:

Praia Grande Preto Clássico com repetição - 05
Praia Grande Preto Clássico sem repetição - 05
Praia Grande Pardo Clássico com repetição - 05
Praia Grande Pardo Clássico sem repetição - 05


9 – DA PREMIAÇÃO FINAL E FESTA DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA:

(Torneio Brasileiro)

9.1 - Os recursos para premiação serão administrados pela Federação.

9.2 - O valor da inscrição será de R$ 50,00 (cinqüenta reais), sendo que será repassado ao Clube o valor de R$ 20,00 (vinte reais) para custeio do torneio e, o restante será utilizado para pagamento das despesas com os juízes.

9.3 - A festa de premiação do Brasileiro, data e local será informada posteriormente.

9.4 - Os recursos para premiação dos Curiós terão sua origem nas iniciativas no grupo formado especificamente para tal fim, tanto para o Torneio dos Campeões como para os Campeões Brasileiros.

A premiação do Torneio dos Campeões será entregue no dia 18/12/2011 em Campinas-SP ao término da competição.

9.5 – As homologações dos Campeões serão feitas pelos Consultores Técnico juntamente com o Presidente e, publicada no site Torneios.org.br.da FEOSP logo após o término da competição.

9.6 – Somente serão homologados pássaros que participarem de metade mais um de todas as etapas realizadas dentro da sua categoria.

9.6.1 - Nenhum pássaro poderá ser campeão em duas categorias ou ainda Com e Sem repetição. Caso o pássaro some a mesma quantidade de pontos com e sem repetição, será classificado “Com repetição”.

9.7 – Canto:

9.7.1 – Curió Praia Clássico e Pardo, serão premiados os campeões e os classificados até quinto lugar.

10 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

10.1 – Os expositores, quando da inscrição em eventual etapa do campeonato, estarão automaticamente cientificados das normas deste Regulamento, devendo, caso não estejam de acordo com as filmagens do passeriforme que apresentarem, declarar por escrito à FEOSP, a tempo e modo, que não autorizam a filmagem, sob pena de se ter a mesma como autorizada.

10.2 - Ficam proibidas filmagens das apresentações dos passeriformes no decorrer do campeonato, exceto as realizadas pela FEOSP, as autorizadas pela federação e as que o expositor fizer exclusivamente do passeriforme que apresentar. O descumprimento desta norma acarretará ao expositor e/ou proprietário do passeriforme, inclusive, a (s) sua (s) suspensão (ões) de suas atividades durante 01 (um) ano junto à FEOSP.

10.3 - Todos os criadores/competidores presentes deverão estar atentos em proteger os seus pássaros para que não sejam assustados, não deixando que se aproximem das gaiolas, crianças, pessoas portando chapéus, bonés ou similares, guarda-chuva, animais e outros;

10.4 - Fica terminantemente proibida a presença de pessoas embriagadas, mesmo sendo criadores/competidores e, se houver insistência, o pássaro do mesmo será desclassificado pelo Juiz e suspenso dos próximos dois torneios subseqüentes.

10.5 - Qualquer reclamação deverá ser feita por escrito, ao Conselho Técnico correspondente à categoria que encaminhará à Diretoria, para a tomada das providências cabíveis;

10.6 - No caso de qualquer desacato à autoridade dos Juízes, o Presidente da entidade promotora do torneio ou o Conselheiro Técnico encaminhará ao Presidente da Federação um relatório, expondo os problemas surgidos, que depois de assegurada a ampla defesa dos envolvidos, emitirá o seu parecer conclusivo;

10.7 - Todo proprietário de pássaro será responsável pela segurança e proteção de seu respectivo pássaro. A Federação e o Clube Promotor do evento não serão responsabilizados em caso de eventuais ocorrências de acidentes, furtos ou outros imprevistos que possam ocorrer nos ambientes de torneio.

11 - DOS CASOS OMISSOS:

11.1 – Em caso de dúvida, sobre a interpretação deste Regulamento, casos omissos e ou fatos novos no momento do torneio, o impasse será resolvido pelos Consultores Técnico presente.
Este procedimento valerá para todos os tipos de ocorrências nos Torneios da FEOSP e, deverá a partir de alguma ocorrência que justificar fazer constar no próximo Regulamento.

11.2 – Os impasses que não puderem ser resolvidos no momento do evento serão resolvidos pela Diretoria da Federação com comunicação posterior da decisão aos envolvidos.

12 – AGRESSÃO:

Toda e qualquer agressão física ou verbal, independente do motivo e análise, fica de antemão o agressor e o pássaro envolvido, suspenso por um ano da Federação, perdendo todos os pontos na competição atual, sem direito de recorrer da decisão e sem nenhum tipo de ressarcimento. Ficando para análise do Presidente da Federação a possibilidade de aumento da pena.

13 – Solicitações de Placas de homenagens deverão ser encaminhadas para Federação por carta ou e-mail , para aprovação.

14 - Se a média de inscrições nesta temporada não atingir dez pássaros a categoria não participará da temporada 2012.

REGULAMENTO GERAL DE CANTO CURIÓ PRAIA GRANDE

1 - CATEGORIAS:

1.1 - Categoria A - Praia Grande Clássico com repetição e sem repetição;

1.2 - Categoria B - Praia Grande Pardo Clássico com repetição e sem repetição

2 - Requisitos Obrigatórios:

2.1–Categoria- A e B -Praia Grande CLÁSSICO: PRETO e PARDO Entrada de Canto, Notas de Ligação, Quim Quim, Samaritá e Batidas de Praia.

2.1.1 - Entrada de Canto: é obrigatório emitir pelo menos 50% (cinqüenta por cento) das cantadas durante a sua apresentação, caso contrário será considerado fora de prova. (exceto Linha Xodó e Patrício).

2.1.2 – Notas de Ligação, Quim Quim e Samaritá. Poder ser emitidas com uma nota, ou não ser emitidas, desde que predomine uma quantidade superior a 70% de todos os cantos com duas notas, caso contrário será considerado fora de prova.

2.1.3 – Batidas de Praia: deverão ser emitidas com duas ou mais notas, na passagem de canto ou no arremate, que serão consideradas para efeito de colocação de notas e apresentação.

2.1.4 – Durante a sua participação, deverá emitir no mínimo 2 (duas) cantadas, composta do módulo de entrada de canto e módulo de repetição.

2.1.5 - Caso um competidor apresente um curió que cante a linha Xodó ou Patrício, deverá ser julgado como tal em qualquer das duas categorias.

2.1.6 – CANTO COMPLETO:

Será considerado Canto Completo o curió que fechar o canto com no mínimo 2 (duas) notas de batidas de Praia, ou ultrapassá-las cortando o canto posteriormente.

2.1.7-CANTO

Corresponde ao número de cantos ”com ou sem repetição” que o curió emite em uma cantada.

2.1.8 - CANTADA

Corresponde a todas as vezes que o curió inicia e termina uma cantoria ”com ou sem repetição” durante sua apresentação.

Exemplo:
- Se um curió durante a sua apresentação emitir somente duas cantadas de 5 (cinco) cantos, ou seja, modulo de entrada mais 5 (cinco) módulos de repetição, ele emitiu um total de 10 (dez) cantos.

Suponhamos que ele falhe uma nota no modulo de entrada de uma cantada, significa que ele falhou duas vezes a mesma nota.

Portanto:
- 2 (duas) cantadas de 5 (cinco) cantos = 10 cantos
- 2 (duas) falhas no primeiro canto = 20% de falha
- Este curió deverá permanecer nesta categoria porque emitiu 80% de todas as notas, recebendo uma nota do juiz de zero a dez.

2.2 - PURRÚ ou RASGADA – Serão consideradas deficiência quando o curió emitir Purrú ou Rasgada na divisão de canto.

Quando emitir Purrú ou Rasgada em “R” antes da Entrada de Canto ou no arremate após as Batidas de Praia, não será considerado defeito.

3 - REQUISITOS QUALITATIVOS
Além dos requisitos obrigatórios, deverão ser considerados para efeito de atribuição de notas, análise de coesão e harmonia, os seguintes requisitos para todas as categorias:

3.1.1 - Voz

3.1.2 - Andamento de Canto (nitidamente moderado);

3.1.3 - Melodia;

3.1.4 - Colocação de notas;

3.1.5 - Notas mais longa;

3.1.6 - Passagem de Canto com balanço;

3.1.7 – Arremate (fechamento de canto) com no mínimo 2 (duas) notas de batida de praia com ou sem purrú;

3.1.8 - Apresentação (disposição e repetição);

3.2 - DEFEITOS OU DEFICIÊNCIAS

3.2.1 - Serão considerados defeitos ou deficiências de canto os seguintes itens, com observância do número de vezes, intensidade e a posição em que defeitos ou deficiências ocorrem:
a) – Samaritá em fit fit, pouco destacado ou semelhante;
b) – Notas estranhas.
c) – Remontagem de canto (quim quim tói);
d) --Vícios, rasgada ou purrú na divisão de canto.
e) -Voz muito fina ou muito grossa, musicada, rouca, metálica, com chiado ou com sotaque de outras categorias diferentes de Praia Grande;
f) –Perdidas (destoarão do canto);
g) – Retorno de Canto

4 – CONTAGEM DE REPETIÇÃO
As repetições deverão ser contadas somente nos Módulos de Repetição, sem considerar o Módulo de Entrada.

4.1 - Curió Repetidor:
Será classificado como repetidor, o curió que durante sua apresentação der no mínimo 2 (duas) cantadas com repetição (um módulo de entrada, mais 4 módulos de repetição).

4.1.1 - O curió que durante o tempo de apresentação der uma cantada de 15 (quinze) cantos completos ou mais, mesmo que essa cantada seja única, será considerado apto a julgamento e, será classificado como repetidor.

4.2 –Curió não Repetidor

4.2.1 - Será classificado como não repetidor, o curió que durante a sua permanência na prova não der 2 (duas) cantadas com repetição.

4.4 – CRITÉRIO PARA CONTAGEM DE REPETIÇÃO:

Categoria PRETO CLÁSSICO
a) A contagem de repetições não será interrompida quando o curió dividir o canto com purrú, rasgada (arrasto), descarga etc;
b) A somatória das repetições será composta apenas por parcelas iguais ou superiores a 4 (QUATRO) módulos de repetição.
c) As repetições devem ser contadas nos Módulos de Repetição, fechando o canto com no mínimo 2 (duas) notas de Batidas de Praia, ou ultrapassá-las cortando o canto posteriormente.
d) Após passar por repetidor, não será necessário continuar contando as demais repetições. No entanto, todas as repetições serão consideradas para efeito de nota, no quesito apresentação;

4.5 - Categoria B - Praia Grande PARDO CLÁSSICO

4.5.1 - Deve possuir mais de 50% de cor parda e, em caso de dúvida sobre essa porcentagem, consultar o Diretor ou Coordenador Técnico antes de fazer sua inscrição.

4.5.2 - CRITÉRIO PARA CONTAGEM DE REPETIÇÃO:

Categoria PARDO CLÁSSICO:
a) Deve seguir os mesmos critérios da categoria Praia Preto Clássico acima, alterando a quantidade de 4 (quatro) para 3 (três) módulos de repetição

5 - Atribuição de Notas:

5.1 - Receberão notas todos os curiós de acordo com a sua categoria, ficando sempre 1 (um) curió pré-classificado, caso haja alguma desclassificação após o término do torneio;

5.2 - Dependendo de sua aprovação, o curió em julgamento receberá do juiz uma nota variável de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se as frações.

- SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE NOTAS PARA JUÍZES:

6.1 - Requisitos Qualitativos:
De 0 a 10, considerando a Voz, Andamento, Melodia, Colocação de Notas e Apresentação.

6.2 - Deduções:
1º - Nota estranha, ou rasgada / purrú na divisão de canto - 0,50 cada
2º - Retorno de canto - 0,50 cada
3º - Remontagem, (quim quim tói) - 1,00 cada

OBS. Se o curió der notas estranhas, ou rasgada / purrú na divisão de canto, retorno de canto, ou Remontagem de Canto (quim quim tói), não descontar na colocação de notas e sim da nota final, caso contrário será penalizado duas vezes.

REGULAMENTO CURIÓ CANTO PRAIA GRANDE

Segue com base no mesmo regulamento de Canto Curió Praia Clássico, alterando os seguintes requisitos:

1 - Requisitos Obrigatórios:

1.1.1 – Entrada de Canto: O curió poderá emitir o bloco de notas de entrada do canto ou não. Será observado para efeito de avaliação na colocação das notas e apresentação.

1.1.2 – Notas de Ligação, Quim Quim e Samaritá: poderão ser emitidas ou não. Quando emitida com uma ou duas notas será observado para efeito de apresentação.

1.1.3 - Batidas de Praia, deverão ser emitidas com no mínimo 2 (duas) notas e serão consideradas para efeito de colocação das notas e apresentação.

1.1.4 - Durante a sua participação, deverá emitir no mínimo duas cantadas completas.
Obs.: O curió Praia Clássico que se apresentar nesta prova será considerado fora de prova.

1.1.5 - Caso um competidor apresente um curió que cante a linha Xodó ou Patrício, deverá ser julgado como tal em qualquer categoria.

2 - SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE NOTAS PARA JUÍZES:

2.1 - De 0 a 10, considerando a Voz, Andamento, Melodia, Colocação de Notas e Apresentação.

DEDUÇÕES:

1º - Notas estranhas, vícios, rasgada ou purrú na divisão de canto - 0,50 cada
2º - Retorno de canto - 0,50 cada

OBS 1: Se o curió der notas estranhas, rasgada ou purrú na divisão de canto, retorno de canto, não descontar na colocação de notas e sim na nota final.

OBS 2: Se a média de inscrições nesta temporada não atingir dez pássaros a categoria não participará da temporada 2011.

NOTAS DO CANTO PRAIA CLÁSSICO-PRETO E PARDO

Ti Tu-í, té té, Quim Quim tói, té té, Tué Tué
Quim Quim, té té, Uil Uil, té té, Quim Quim tói, té té, Tué Tué

NB - Para análise dos 30% da não emissão de notas, verificar a coincidência do módulo de entrada, com o módulo de repetição.

Ex: Se o curió deixa de emitir um “té” no início: Ti Tuí,té __ ,Quim Quim... equivale ao mesmo “té” que vem após o samaritá :Uil Uil,té __ ,Quim Quim...

Módulo de Entrada

Ti tu-í Notas de entrada de canto
Té té 2 notas de preperação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

Módulo de Repetição primeiro canto

Quim Quim 2 notas de quim quim
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Uil Uil 2 notas de samaritá
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

Módulo de Repetição segundo canto

Quim Quim 2 notas de quim quim
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Uil Uil 2 notas de samaritá
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

Módulo de Repetição terceiro canto
Quim Quim 2 notas de quim quim
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Uil Uil 2 notas de samaritá
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Quim Quim tói 2 notas de quim quim com tói
Té té 2 notas de preparação ou ligação
Tué Tué 2 ou mais notas de batidas de praia

INSTRUÇÕES AOS JUÍZES DE CANTO PRAIA GRANDE:

- O juiz pré-escalado pela Federação que por algum motivo não for atuar, deverá comunicar ao Coordenador de Canto Praia, em no mínimo, 5 (cinco) dias antes do torneio.

- Para o bom andamento dos torneios, o Coordenador de Canto Praia Grande da Federação solicita aos juízes a leitura do Regulamento, que deverá ser seguido na íntegra e para que se tenha um julgamento justo e perfeito.

- Além do cumprimento do regulamento, os juízes devem observar os seguintes pontos:

a) Contagem de repetições, ausência de samaritá, Remontagem (quim quim tói): o juiz titular autorizará o juiz auxiliar na contagem dos itens acima, ou somente aqueles que achar necessário;
b) Na categoria de Curiós Praia Grande Pardo Clássico: antes de dar início à contagem de tempo, verificar se o pássaro está dentro dos parâmetros, isto é, possuir obrigatoriamente mais de 50% de cor parda;
c)Anotar no mapa, por extenso, conforme as seguintes situações:

c.1. Fora do Regulamento, quando o pássaro não atingir o regulamento.
c.2. Não Cantou.
c.3. Não Compareceu
c.4. Desclassificado: Quando ferir as normas deste regulamento, com isso, não contará presença tanto no Campeonato como no Torneio dos Campeões.
d) No entanto, o juiz deverá permanecer no local durante 15 minutos após o final da prova e deverá estar preparado para dar esclarecimentos, bem como instruir o participante se for procurado. Este esclarecimento só poderá ser dado exclusivamente ao proprietário e com referencia somente ao seu curió.
e) Nota de Canto: não diminuir a nota que deverá ser atribuída à categoria do curió em função de Notas Estranhas, Rasgada ou Purrú na Divisão de Canto, Retorno de Canto, ou Remontagem ("quim quim tói"), pois o mesmo já é penalizado com a dedução da nota final obtida. Caso contrário, será penalizado 2 (duas) vezes.

REGULAMENTO PARA OS PARTICIPANTES DO TORNEIO DOS CAMPEÕES:

Primeira Final será em ARARAQUARA-SP no dia 11-12-2011.
Segunda Final será em CAMPINAS-SP no dia 18-12-2011.

1 – Para competir:
Para competir no Torneio dos Campeões, tanto o expositor como seu pássaro, precisam ter cumprido todos os requisitos exigidos no Regulamento FEOSP 2011, além de continuar cumprindo, tanto na primeira final (11/12/2011) como na segunda (18/12/2011).

1.1 - O Cartão Magnético tem que estar em vigor, caso contrário fica vedado a participação.

1.2 – Somente será classificado o pássaro que participar de metade mais uma de todas as etapas do Torneio Brasileiro FEOSP ou do Torneio Sul Brasileiro.

1.3 – Nenhum pássaro poderá participar do Torneio dos Campeões havendo qualquer tipo de reclamação ou pendência junto à Federação. Havendo alguma pendência a DIRETORIA se reunirá em convocação extraordinária no dia 06/12/2011 para liberação sobre o assunto, e, neste mesmo dia o reclamante será informado por carta, e-mail ou telefone, além de ser disponibilizada no SITE da Federação a decisão.

2 – Serão Classificados:

2-1 - Os (dezessete) melhores classificados na categoria Praia Clássico com repetição; sendo 12 pela FEOSP e 5 pelo Torneio Sul Brasileiro

2-2 – Os (doze) melhores classificados na categoria Praia Clássico sem repetição; sendo 9 pela FEOSP e 3 pelo Torneio Sul Brasileiro.

2-3 - Os (onze) melhores classificados na categoria Praia Pardo com repetição; sendo 8 pela FEOSP e 3 pelo Torneio Sul Brasileiro.

2-4 – Os (dez) melhores classificados na categoria Praia Pardo sem repetição; sendo 8 pela FEOSP e 2 pelo Torneio Sul Brasileiro.

2-5 - Este número não será alterado em nenhuma hipótese, já que não existe a possibilidade de empate nos classificados.

3 – Classificação Final:

3-1 - A classificação final será a soma das notas conseguidas na 1º final em (11/12/2011) e na 2º final em (18/12/2011), dividido por dois, usando-se a quantidade de decimais necessárias para desempate, e se houver dizima periódica composta, o pássaro melhor classificado no torneio disputado será o vencedor. Persistindo o empate haverá sorteio.

Se um pássaro repetir numa etapa e não repetir ou não cantar na outra, será considerada para efeito de classificação no Torneio a maior nota, e dividida por dois.

3-2 – Serão premiados os 5 (cinco) curiós melhores classificados nas suas respectivas categorias: Praia Clássico Preto com e sem repetição e Praia Clássico Pardo com e sem repetição.

4 – Sistema de Atribuições de notas.

Sistema de Atribuições de notas pelos Juízes será o mesmo do Regulamento FEOSP utilizado no Torneio Brasileiro.

5 – Juízes e procedimentos:

Serão convocados para estas duas etapas:

5.1 - 7 (sete) juízes Federados, sendo 5 da FEOSP e 2 do SUL Os juízes darão as notas de 0 a 10 para cada quesito, considerando as frações e as deduções;

5.1.1. - 1(um) Juiz para determinar se o Curió será considerado Repetidor ou Não Repetidor, bem como as anotações a que se refere o item c, das Instruções aos Juízes de Canto Praia Grande.

5.1.1 - 1 (um) coordenador; Após a apresentação de cada curió o coordenador recolhe as notas (fichas) e entrega para o primeiro mesário;

5.1.2 - 3 (três) mesários; sendo 2 da FEOSP e 1 do SUL

5.1.3 - Primeiro mesário processa a nota com seus respectivos pesos, passando para o local correto na ficha, deduz notas negativas se houver; (este procedimento será feito com um programinha do note book).

5.1.4 - Segundo mesário: transcreve do note book para ficha manual.

5.1.5 - Terceiro mesário: confere a ficha de apuração manual passada pelo segundo mesário.

Obs.: Todos ficarão incomunicáveis entre si.

6 - Notas

Das 7 (sete) notas apuradas, serão eliminadas a maior e a menor nota e das cinco restantes válidas será apurada a média que será a nota definitiva de cada pássaro.

7 – Tempo de Apresentação

O tempo de apresentação será 6 (seis) minutos.

8 – Horário:
O início do Torneio será as 7:30 horas.

9 – Das provas:

As provas do Clássico Preto e Pardo poderão ser na mesma estaca e a ordem de chamada alternada, começando pelo Pardo. Terá preferência na ordem de chamada, o pássaro que melhor se classificou no Torneio Brasileiro.

10 – Os pássaros classificados deverão pagar a taxa de inscrição de R$100,00 (Cem Reais), relativa as duas etapas.

11 – Os casos omissos serão resolvidos durante a competição pela Diretoria FEOSP presente na competição.


FONTE: www.torneios.org.br